Novo Fusca 2013 e New Beetle

 
 (Bruno Vasconcelos/DP/DAPRESS)
Uma das melhores jogadas de marketing do setor automotivo no ano passado foi a da Volkswagen em ressuscitar o nome Fusca para a nova geração do Beetle (que um dia foi New). Entretanto, não pense que se trata apenas de uma feliz manobra publicitária. Basta olhar o New Beetle ao lado do novo Fusca para ver que o que aconteceu foi mais do que uma mudança de nome: Se deu um salto de geração, com um produto totalmente novo e com potencial para alcançar um público mais variado.
Faróis do Fusca seguem redondos, mas ganharam o toque dos Led's (Bruno Vasconcelos/DP/DAPRESS)
Faróis do Fusca seguem redondos, mas ganharam o toque dos Led’s
De cara, dá para notar que o Fusca ganhou uma pegada mais esportiva – ou invocada – como alguns chamam. Isso fez com que o compacto premium da Volks caísse nas graças do público masculino, algo que o Beetle não conseguiu fazer com tanta eficiência. Não que o Fusca desagrade às mulheres. O pequeno alemão produzido no México continua sendo um xodó para elas – mais um motivo para os marmanjos gostarem do carro.
A esportividade está estampada em todos os lados do Fusca. Na dianteira, um discreto friso cromado na grade inferior do para-choque e o filete de led nos faróis são puro charme. Uma das grandes diferenças para o Beetle está no teto. Enquanto no modelo antigo o arco era bastante acentuado, parecendo um capacete, no Fusca ele ficou menos curvo, mas ainda com forte inclinação na traseira. Detalhe também para o “telhado” pintado em preto, que somado ao teto solar, aumenta a jovialidade do modelo.
Tudo na traseira do Fusca remete à esportividade, enquanto no Beetle nota-se mais semelhança com o antigo
Tudo na traseira do Fusca remete à esportividade, enquanto no Beetle nota-se mais semelhança com o antigo “besouro” da Volks
Na traseira, fica ainda mais fácil notar as diferenças dos dois carros. A única semelhança entre os modelos é o símbolo da Volks estampado no centro da tampa do porta-malas com a luz de freio (brake light) acima. No mais, tudo é novo no Fusca. As lanternas, antes redondas, foram alongadas e recortadas pela tampa do porta-malas. Essa, ainda ganhou um belo aerofólio (mais um ponto para esportividade) e o charmoso nome “Fusca” logo abaixo do VW. Bonitas também são as saídas de escapamento (dupla) cromadas e em lados opostos.

Abismo

Se por fora as diferenças são bem visíveis, quando falamos de interior e de motor, cria-se um verdadeiro abismo entre as duas gerações. Enquanto no Beetle o acabamento é simples (porém bem resolvido), no Fusca nota-se o mesmo padrão dos modelos da Audi (marca premium do Grupo Volkswagen). A estamparia é impecável nos bancos em couro, nas postas e até no volante. O sistema de som da Fender presente (opcional) no Fuscão é um show à parte.
Tecnologia de ponta e acabamento no melhor estilo Audi dentro do Fusca (Volkswagen/divulgação)
Tecnologia de ponta e acabamento no melhor estilo Audi dentro do Fusca
São muitos detalhes que a Volks corrigiu na mudança de geração e que foram rapidamente notados pelo proprietário do Beetle de nosso comparativo, o engenheiro Aluísio Azevedo Neto. Ele apontou que o sistema para puxar o banco e permitir o acesso aos assentos traseiros é mais eficiente e fácil de usar. Os pinos das travas das portas, antes expostos, foram eliminados. Outro detalhe interessante é que, ao abrir as portas do Fusca, você nota que não há moldura para o vidro. É como abrir a porta de um carro conversível.
 
 
 
Enquanto no New Beetle prevalece o plástico e a simplicidade (divulgaçao)
Enquanto no New Beetle prevalece o plástico e a simplicidade
 
 
Na mecânica entre os dois modelos também existe uma enorme diferença. Enquanto o New Beetle é puxado pelo bloco 2.0 do Golf com 116 cv de potência, o Fusca vem com o motor que Volkswagen compartilha com vários modelos da Audi. O 2.0 TSI turbinado de 200 cv de potência justifica todos os adereços esportivos que o carro tem. Com o propulsor, o Fuscão vira um foguete sobre rodas. O cambio automatizado DSG de seis velocidades casa muito bem com o motor. Apesar de que, na estrada, é possível notar que o Fusca ficaria ainda melhor com uma transmissão de sete ou oito velocidades para se ter um overdrive (uma marcha extra para velocidade de cruzeiro). Quando você exige do pedal direito, o motor corresponde, entretanto, a rotação fica muito alta, o que eleva bastante o consumo do carro.

Teste do dono

Depois colocar o Fusca e o Beetle lado a lado para fazer as fotos, era hora de dirigir os dois modelos. Pedimos que o dono do New Beetle assumisse a direção do Fusca e nós, portando, pegamos a carro do engenheiro para testar. Se não tivesse dirigido o novo Fusca antes, provavelmente eu teria adorado pilotar o New Beettle. O motor de 116 cv pode parecer pouco, mas casado com o câmbio manual de cinco velocidades consegue proporcionar bons momentos de diversão. Não falta força ao carro e as retomadas são bem espertas.
 
 
Não foi fácil chegar perto do Fusca para fazer essa foto (Bruno Vasconcelos/DP/DAPRESS)
Não foi fácil chegar perto do Fusca para fazer essa foto
 
 
Apesar da certa agilidade do besouro, fica fácil entender porque a Volks preferiu fazer o upgrade no motor do Fusca. As letrinhas TSI (motor) e DSG (câmbio) fazem muita diferença na pista. Nossa intenção não era de fazer uma corrida entre os modelos, mas é bem verdade que eu, pilotando o New Beetle, tentava de todos os modos alcançar o Fuscão. Ao final de nosso percurso, precisava pedir as impressões de nosso colaborador à direção do Fusca. Mas quando ele saiu do carro com um sorriso de “orelha a orelha” não precisava dizer que tinha amado a experiência.
 
Preço
O novo Fusca parte dos R$ 77.890. A versão que avaliamos é completa com todos os opcionais disponíveis além do câmbio automático. Isso faz o preço saltar para R$ 103 mil.

Fonte: http://www.vrum.com.br

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